BEM-VINDO À BÉLGICA

A BÉLGICA E O BRASIL

NÓS SOMOS A BÉLGICA

ALGUNS BELGAS GERMANÓFONOS

ESTUDAR NA BÉLGICA

UMA VIAGEM PELA BÉLGICA

A BÉLGICA NA PANELA

BEM-VINDO À BÉLGICA

O QUE VOCÊ CONHECE DA BÉLGICA?

Wie gut kennst Du Belgien?

Você sabia...

  • 1.

    ...A Bélgica é o país dos músicos de jazz e a terra natal de Adolphe Sax (1814-1894), o inventor do instrumento musical que tem o seu nome: o saxofone. A Bélgica tem ainda uma versão samba do seu hino nacional, tocada pelo trompetista Greg Houben.

  • 2.

    ...A Bélgica é o lar por excelência da revista em quadrinhos (Tintim, Os Smurfs…), ela possui a maior concentração de autores de HQ do mundo, mais do que no Japão e tem vários museus dedicados a este assunto.

  • 3.

    ...Peculiaridade da Bélgica, quase toda cerveja tem seu próprio copo de degustação, perfeitamente adequado para realçar os sabores da bebida.

  • 4.

    ...A guilda dos cervejeiros de Bruges foi fundada em 1308, a de Liège em 1357 e a de Bruxelas em 1365. Existem diferentes tipos de cerveja: as de baixa fermentação, as de alta fermentação e as de fermentação espontânea, típicas da Bélgica, com um sabor ácido muito específico.

  • 5.

    ...Existem cerca de 500 chocolaterias e mais de 2.000 lojas de chocolate na Bélgica. A Bélgica produz cerca de 172.000 toneladas de chocolate por ano, das quais quase 70.500 toneladas são consumidas no próprio país. O restante é destinado à exportação. Paralelamente ao crescimento da indústria do chocolate, a popularidade do grão será multiplicada por 10 graças à invenção da praline, o primeiro chocolate recheado, em 1912, por Jean Neuhaus Junior. Seu avô, que veio da Suíça, estabeleceu-se em Bruxelas em 1857 e abriu uma farmácia na prestigiosa Galerie de la Reine. Ele envolveu uma camada de chocolate em seu remédio para esconder o gosto. Em 1912, Jean Neuhaus Junior substituiu os medicamentos por crème fraîche e criou o primeiro chocolate recheado. Ele o batiza de ‘praliné'. Em 1915, a esposa de Jean Neuhaus, Louise Agostini, desenvolverá uma caixa requintada que permite arranjar com elegância e delicadeza os pralinés, como pequenas joias: é o início do uso do "boletim de voto".

Com apoio da:

Siga-nos nas redes sociais da embaixada da Bélgica: