„A quem pertence a língua alemã?“ & “Eu ficaria um pouco inseguro se…” — Sentimentos de docentes brasileires de alemão sobre sua posição como falantes não-natives – Roda de Conversa

Google Meet do DAAD do Rio de Janeiro

A roda de conversa começa com uma reflexão introdutória de Jenny Fischer (Leitora do DAAD na UFRJ), que propõe pensar a língua alemã oficial (Amtssprache) não como meio neutro de comunicação, mas como instrumento político — um elemento que regula acessos, pertencimentos e legitimidades, especialmente no contexto da sua circulação global. A seguir, Daniele Polizio […]

Livre

Repensando o ensino de alemão: Oficina de práticas decoloniais, inclusivas e críticas

Goethe-Institut Rio de Janeiro Rua do Passeio, 62, 1º e 2º andares, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

O ensino de alemão no Brasil demanda abordagens que considerem as múltiplas camadas da realidade local: temas como desigualdade educacional, justiça climática ou experiências vividas em contextos periféricos tornam-se centrais para uma prática pedagógica crítica e atualizada. Este workshop propõe estratégias para a criação de materiais didáticos que articulem diversidade textual, criticidade e vínculo com […]

Livre

Kein Soundtrack für Stereotype: a música como porta de entrada para uma visão mais abrangente da Alemanha

DAAD Rio de Janeiro R. Prof. Alfredo Gomes, 37, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

A música oferece diversas possibilidades para abordar, de forma crítica e reflexiva, não apenas conteúdos linguísticos, mas também aspectos culturais no ensino de alemão. Este workshop mostra como a música pode ser utilizada como porta de entrada para a construção de uma imagem da Alemanha mais diferenciada e atual — para além de estereótipos recorrentes […]

Livre