BEM-VINDO À ÁUSTRIA

A ÁUSTRIA E O BRASIL

NÓS SOMOS A ÁUSTRIA

ESTUDAR NA ÁUSTRIA

UMA VIAGEM PELA ÁUSTRIA

ÁUSTRIA NA PANELA

UM CONTO AUSTRÍACO PARA NOSSOS PEQUENOS LEITORES

Uma viagem pela Áustria

A Áustria é uma república federal composta de nove estados federados, que são:

1. Burgenland

O Burgenland é um dos nove Estados Federados (Länder) da Áustria, localizado ao leste do país.

A área de 3.966 km² (terceiro menor estado) é ocupada por 293.433 habitantes (estimativa 2019), o que o torna o menos populoso dos Länder. Importantes minorias croatas (29 a 45 mil) e emigrantes (5 a 15 mil) vivem aí.

A capital, Eisenstadt, tem 14.000 habitantes.

2. Caríntia

A Caríntia (Kärnten) é um Estado da Áustria meridional, na fronteira com a Eslovênia e a Itália. Sua capital Klagenfurt, Villach e Spittal são suas maiores cidades. Possui 9.536 km² de área, com 560.939 habitantes segundo censo de 2019. A maior parte da população fala alemão, havendo uma minoria falante de esloveno.

3. A Baixa Áustria

A Baixa Áustria (Niederösterreich) é um Estado do nordeste austríaco. Além de circundar a capital federal em sua porção centro-oriental, o Estado tem como fronteiras a República Checa a norte e a Eslováquia a nordeste, além dos Länder do Burgenland a sudeste, Estíria a sul e Alta Áustria a oeste. Sua capital é, desde 1986, Sankt Pölten. Os seus 19.174 km² de área tornam-no o maior estado (Land) do país.

A Baixa Áustria tem 1,678 milhões de habitantes em 2019. A sua população é ligeiramente inferior a vienense.

4. A Alta Áustria

A Alta Áustria (Oberösterreich) é mais um Estado da Áustria. Cortado pelo rio Danúbio, seus limites são com a República Checa a norte, a Baixa Áustria a leste, a Estíria a sudeste, Salzburgo a sudoeste e o estado alemão da Baviera a oeste. Este Land ocupa um território de 11.981,92 km².

Além da capital, Linz, outras cidades na Alta Áustria incluem Steyr e Wels que juntos formam uma importante região industrial na Áustria. A cidade de Bad Ischl, na região turística de Salzkammergut, era a residência de verão do casal imperial Francisco José I e Elisabeth (Sissi).

De acordo com o último censo, realizado em 2019, a população da Alta Áustria era de 1,482 milhões de habitantes.

5. Salzburgo

O Salzburgo é um Estado federado do centro-oeste austríaco; ao contrário de Viena, este Land não se limita à cidade de mesmo nome, sua capital. A cidade de Salzburgo é famosa em todo o mundo por ser a cidade natal do compositor Mozart; o seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Sexto maior estado (7.154 km²), contando com a sétima maior população (555.221 habitantes em 2019), Salzburgo tem como vizinhos o Land alemão da Baviera a norte, a Alta Áustria a norte e leste, a Estíria a leste e a Caríntia ao sul. Sua diminuta fronteira com a Itália, a sudoeste, divide em duas partes o Tirol, a sul e oeste do Estado.

6. A Estíria

A Estíria (Steiermark) é um estado da Áustria centro-oriental. Sua capital é a cidade de Graz, a segunda maior cidade do país, após Viena.

Limita-se com a Baixa Áustria a nordeste e o Burgenland a este, faz fronteira com a Eslovênia a sudeste, e confronta com a Caríntia a sudoeste, Salzburgo a oeste e a Alta Áustria a noroeste.

É o segundo maior estado austríaco, com 16.391,93 km²; sua população, a quarta maior do país, é de 1,243 milhões de habitantes (2019).

7. O Tirol

O Tirol é um dos Estados federados da Áustria. Localizado no oeste do país, sua capital é a cidade de Innsbruck, na parte principal do estado; uma faixa de 10–20 km de Salzburgo separa-a da outra porção, a sudeste, em resultado da perda da parte sul da região (Tirol Meridional) como resultado da Primeira Guerra Mundial. É a região dos Alpes Suíços., que são particularmente populares e famosos por suas estações de esqui.

Seus 12.640 km² fazem do Tirol o terceiro estado austríaco em área; com 754.705 habitantes (2019), tem a quinta população do país. A seção principal tem fronteiras com a Baviera (Bayern, da Alemanha) a norte, o Tirol Meridional (Trentino-Südtirol) na Itália ao sul, e a oeste está Vorarlberg. O Tirol Oriental (Osttirol) tem fronteira com a Itália (Südtirol) e a Caríntia (Kärnten).

8. O Vorarleberga

O Vorarlberg é o mais ocidental dos Estados federados austríacos; sua capital, Bregenz, é uma das cinco cidades do Estado (as outras são Dornbirn, Hohenems, Feldkirch e Bludenz).

É o oitavo estado tanto em área (2.601 km²) quanto em população (394.297 habitantes em 2019). Ainda assim, tem, além do limite com o Tirol a leste, fronteiras com três países: os estados alemães do Bade-Vurtemberga e da Baviera estão a noroeste e norte, respectivamente; do sul para o oeste há divisas com os cantões suíços dos Grisões e São Galo, separadas pelo principado de Liechtenstein.

Vorarlberg também é o único estado da Áustria em que o dialeto local não é austro-bávaro, mas sim um dialeto alemanico; portanto, tem muito mais em comum culturalmente com a Suíça (historicamente) de língua alemã alemanica, Liechtenstein, Suábia e Alsácia do que com o resto da Áustria, sudeste da Baviera e Tirol do Sul.

Vorarleberga é quase completamente montanhosa e foi apelidada de 'Ländle', que significa "pequena terra". É banhada pelos rios Reno e Ill.

9. Viena

Viena (Wien) é a capital da Áustria e um dos nove estados austríacos. Com cerca de 1,9 milhões de habitantes é a cidade mais populosa da Áustria contando, ainda, com 2,85 milhões de habitantes em sua região metropolitana - o que equivale a cerca de um quarto da população total do país. Viena é, ainda, a segunda maior cidade de língua alemã no mundo, depois de Berlim.

Viena foi durante séculos a capital imperial da Casa de Habsburgo e, assim como a capital do Sacro Império Romano-Germânico, serviu também como capital do Império Austríaco, além de ter sido uma das duas principais cidades da Áustria-Hungria, como um centro cultural e político da Europa. Chegou a ser a quinta maior cidade do mundo, depois de Londres, Nova Iorque, Paris e Chicago, atingindo mais de dois milhões de habitantes por volta de 1910. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a cidade perdeu, no entanto, cerca de um quarto de sua população.

O Centro histórico de Viena, que é caracterizado como o local de reinado dos Habsburgos, bem como o Palácio de Schönbrunn, são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade. A Catedral de Santo Estêvão, ao lado da roda-gigante (Riesenrad) e outras atrações, são reconhecidas como um dos edifícios mais altos da cidade e do centro da igreja metropolitana. Viena é uma cidade com uma elevada qualidade de vida.

Cultura

A cidade é um importante centro de música erudita muitas vezes mencionada como a Cidade dos Músicos, possui também uma sede das Nações Unidas, abrigando a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA); encontra-se também na cidade a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A música é um dos legados de Viena. Prodígios musicais, incluindo Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Johannes Brahms, Gustav Mahler, Robert Stolz e Arnold Schoenberg trabalharam na cidade. Arte e cultura tem uma longa tradição em Viena, incluindo o teatro, a ópera, a música clássica e artes visuais e plásticas. O Burgtheater é considerado um dos melhores teatros do mundo de língua alemã, paralelamente à sua filial, a Akademietheater. O Volkstheater Wien e o Theater in der Josefstadt também desfrutam de boa reputação. Há também um grande número de pequenos teatros, em muitos casos, dedicados a formas integradas menos das artes do espectáculo, tais como, peças de teatro ou experimentais modernos.

Viena também é lar de uma série de casas de ópera, incluindo a famosa Ópera do Estatal de Viena (Wiener Staatsoper), o Volksoper e o Theater an der Wien. Concertos de música clássica são realizados em locais mundialmente famosos, como o Wiener Musikverein, a casa da Orquestra Filarmônica de Viena - conhecida em todo o mundo devido ao anual "Concerto do Dia de Ano Novo", e também o Konzerthaus Wiener. Muitas salas de concerto oferecem concertos que visam os turistas, com destaques populares da música vienense, particularmente as obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Strauss (pai) e Johann Strauss (filho).

O Wienerlied é um gênero de canção original de Viena. Há aproximadamente 60 mil músicas do gênero Wienerlieder. O Teatro Inglês de Viena (EFP) é um teatro inglês em Viena. Foi fundado em 1963 e é o mais antigo teatro de língua inglesa na Europa, fora do Reino Unido. Em maio de 2015, Viena foi a cidade anfitriã do Festival Eurovisão da Canção 2015, após a vitória da Áustria no concurso de 2014.

Fonte: Wikipedia