BEM-VINDO À SUÍÇA

A SUÍÇA E O BRASIL

NÓS SOMOS A SUÍÇA

FALAMOS SUÍÇO

UMA VIAGEM PELA SUÍÇA

A SUÍÇA NA PANELA

HISTÓRIAS DA SUÍÇA, PARA NOSSOS PEQUENOS LEITORES

PODCAST

FALAMOS SUÍÇO

A SUÍÇA TEM 4 LÍNGUAS NACIONAIS

Além da língua mais falada na Suíça, o suíço-alemão, a Suíça tem mais três línguas nacionais; O francês, o italiano e o reto-românico.

O multilinguismo é uma característica particular da Suíça. Com seus quatro idiomas nacionais, alemão, francês, italiano e reto-românico, a Suíça é um destino perfeito para aqueles que desejam explorar novas culturas, costumes e línguas.

Embora a maioria da população residente da Suíça (62,6%) fale suíço-alemão, isto não garante a compreensão mútua entre as pessoas. A diversidade dos dialetos de alemão-suíço falados no país é tão grande que, mesmo falando a mesma língua, nem sempre nós entendemos...

O que para o povo suíço-alemão parece uma benção, para qualquer pessoa que queira aprender a língua é uma grande dificuldade: O suíço-alemão não conta com regras gramaticais fixas e é, portanto, uma língua puramente falada. Qualquer um pode escrever as palavras do jeito que as ouve, sem regras. Assim acontece que até dentro da mesma família, as pessoas escrevem as mesmas palavras de uma forma um pouco diferente. Devido a isto, o suíço-alemão é considerado um dialeto do Alemão e não uma língua independente, embora o vocabulário difira consideravelmente do Alemão falado na Alemanha – quer ouvir? Participe do nosso Deutsch-Café no dia 11 de junho e ouça o nosso Podcast!

Mas isso não é tudo - a Suíça também possui três outros idiomas nacionais. As pessoas também podem conversar em francês (22,9%), que também tem diferentes dialetos regionais, italiano (8,2%) ou romanche (0,5%).

Os estrangeiros que vivem na Suíça também contribuem para a diversidade de idiomas. O inglês e o português são as línguas estrangeiras mais faladas na Suíça.

A PALAVRA SUÍÇO-ALEMÃ DO ANO 2021 É "IMPFDURCHBRUCH"

A palavra suíço-alemã do ano 2021 é "Impfdurchbruch" ou avanço de vacina em Português. Pela segunda vez, uma palavra relacionada à pandemia de coronavírus toma o lugar cimeiro como a palavra do ano. Esta palavra deriva da idéia de que a vacinação deveria trazer um avanço na pandemia e restaurar a normalidade. Mas o vírus não pode simplesmente ser vacinado, ao contrário, ele é constantemente atacado - seja com novas variantes ou com as chamadas descobertas da vacinação. As pessoas reagem a isso de diferentes maneiras: muitas pessoas se irritam, algumas perdem o pé e caem em uma depressão, enquanto outras esperam o impulso que finalmente trará a tão almejada descoberta e normalidade.

Também aludindo à pandemia, em terceiro lugar, está a palavra "entfreunden". Isto se refere às amizades que se romperam devido a discussões acaloradas sobre a responsabilidade individual de ser ou não vacinado contra o vírus entre círculos de amigos. O segundo lugar é ocupado pela palavra "Starkregen", que se refere às fortes chuvas durante o verão do ano passado.