O evento terá início às 19h, na próxima segunda-feira, e contará com a presença de Filipe Campello, pesquisador e doutor em filosofia

O papel do passado e da memória para a compreensão do presente e para a definição de mudanças que impactarão o futuro é um tema sobre o qual Filipe Campello, doutor em Filosofia pela Universidade de Frankfurt (2013) e ex-aluno do CCBA, irá palestrar na próxima edição do KULTURFORUM. O evento é aberto ao público interessado e terá início às 19h, na próxima segunda-feira (03 de junho), sendo realizado presencialmente no Centro Cultural Brasil–Alemanha (CCBA), localizado na Rua do Sossego, 364, bairro da Boa Vista, em Recife–PE.

Trazendo como título “Transformações contemporâneas na Alemanha: memória e Identidade, entre o passado e o futuro”, a palestra e debate trazem os seguintes questionamentos:

É comum ouvirmos que vivemos uma época marcada por intensas transformações, mas a partir de quais critérios podemos compreender e definir as mudanças do nosso tempo? Ainda faz sentido falarmos em progresso? Qual o papel do passado e da memória para o presente? E como podemos imaginar o futuro?

A partir dessas questões que trazem diferentes sentidos de temporalidade, Filipe Campello nos convida a refletir sobre como lidamos com o passado e o seu impacto na construção do futuro. Em sua fala, serão abordados tópicos controversos no debate público atual na Alemanha, incluindo:

  • Políticas da Memória: Como a Alemanha deve lidar com seu passado e o impacto dessas políticas diante do conflito Israel-Palestina.
  • Questão da Reparação e Arte Decolonial: Os desafios e implicações de reparar injustiças históricas no campo das artes.
  • Transformações Políticas: A política da identidade, a universalidade contemporânea e o crescimento da extrema-direita.

A palestra será seguida por um debate com os presentes, conforme a filosofia do KULTURFORUM: que representa um espaço aberto para reflexões e discussões contemporâneos em clima informal. Este evento faz parte da programação da Semana da Língua Alemã 2024.

Filipe Campello é Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo de Ética e Política (NEFIPE-UFPE). É doutor em Filosofia pela Universidade de Frankfurt (2013) e foi pesquisador visitante na The New School for Social Research (Nova York), tendo recebido o Fulbright Junior Faculty Member Award, e nas Universidades de Perugia, Bergen e Duisburg. Ex-bolsista do DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e ex-aluno do CCBA. Tem atuado também com curadoria no campo das artes visuais e em projetos na interface entre arte, filosofia e tecnologia. É autor de “Crítica dos afetos” (Autêntica, 2022), “Die Natur der Sittlichkeit: Grundlagen einer Theorie der Institutionen nach Hegel” (Transcript, 2015), co-autor de “Modernizações Ambivalentes: Perspectivas Interdisciplinares e transnacionais” (Edufpe, 2016).

Serviço:

  • Palestra & Debate no KULTURFORUM do Centro Cultural Brasil-Alemanha
  • Título: “Transformações contemporâneas na Alemanha: memória e Identidade, entre o passado e o futuro”
  • Palestrante: Filipe Campello
  • Data: 03 de junho de 2024
  • Horário: 19:00 às 21:00h
  • Local:  Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA).  Rua do Sossego, 364 – Boa Vista, Recife
  • Acesso: Aberto ao público interessado