
- Este evento já passou.
“Entre o Passado e o Palco – Kasperltheater e a Imigração Alemã”
7 de junho | 18:00 - 20:30
Livre
O Goethe-Institut Porto Alegre convida para a abertura da exposição “Entre o Passado e o Palco – Kasperltheater e a Imigração Alemã”, a acontecer em sua galeria, no sábado, dia 7 de junho, a partir das 18h. A exposição celebra o teatro de bonecos Kasperl, trazido por imigrantes alemães. Reúne acervos históricos recebidos de famílias catarinenses, museus da Alemanha e da Espanha, com peças originais do século XIX e XX. A mostra destaca a conexão cultural entre o Kasperltheater e a história da imigração alemã no Sul do Brasil.
Às 19h, será apresentada a peça “Kasperl e A Cerveja do Papa” da Trip Teatro no teatro do Goethe-Institut Porto Alegre.
Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? Descobriremos na próxima rodada! Prosit!
A abertura da exposição e a peça têm entrada gratuita. Os dois eventos fazem parte tanto da programação do 4º Festecri (Festival de Teatro para Crianças) quanto da Semana de Língua Alemã em Porto Alegre.
A exposição pode ser visitada até dia 28 de junho, de segunda à sexta das 9h às 20h, e aos sábados das 9h às 13h.
A Trip Teatro está atuando há mais de 35 anos. Fundada em 1989, firmou-se como uma importante companhia teatral do Brasil. Apresentou-se em todas as capitais do país e em outros 17 países de 4 continentes (América do Sul, Europa, África e Ásia), participando de importantes eventos do gênero. Em 2012, foi honrada com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e pelo Governo do Estado de Santa Catarina.
O Festecri – Festival de Teatro para Crianças – é concebido para a faixa etária de 04 a 12 anos, trazendo na sua história um amplo programa de democratização de acesso e inclusão social. O Festecri recebe, a cada edição, mais de 5 mil crianças, jovens e professores, orientadores para acompanharam a programação com diversos espetáculos, rodas de conversa, oficinas de teatro, exposições e um mágico universo que toma conta da capital gaúcha e de algumas cidade do interior do Estado.