“Doutorar-se e Pesquisar na Alemanha: relatos de uma trajetória internacional”
27 de maio | 20:30 - 22:30

A Palestra faz parte de uma Ação de Extensão cadastrado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul -UFMS sob o título de ‘Estudar e pesquisar na Alemanha’: Diálogos entre o DAAD e a UFMS’, sendo que nessa proposta são ofertadas duas Palestras, a saber:
1. Palestra 1 intitulada ”Estudar e pesquisar na Alemanha’: Diálogos entre o DAAD e a UFMS”, para estudantes de graduação e de Pós-graduação nos diferentes campis da UFMS. Essa palestra já foi ministrada em abril pela Leitora do DAAD, Profa. Clara Isabell Le Blanc, da UnB e foi desenvolvida em ambiente on-line e versou sobre estudo e bolsas de estudo em universidade alemãs, intercâmbio nos âmbitos do ensino, extensão e pesquisa.
2. Palestra 2 intitulada “Doutorar-se e Pesquisar na Alemanha: relatos de uma trajetória internacional”, para estudantes de graduação e de Pós-graduação nos diferentes campis da UFMS. Essa palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Jacó Krug que é pesquisador e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos – PPGEL e do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Ele Foi bolsista Pesquisador Experiente da CAPES-Humboldt e fez Pós-doutorado em dialetologia na Universidade de Augsburg – Alemanha (2020-2023).
Nesse sentido, o objetivo central visa oportunizar contato com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD), mediante a apresentação de informações sobre bolsas de estudo e experiências de pesquisadores brasileiros que se doutoraram na Alemanha, além da cooperação entre a UFMS e o DAAD em diferentes áreas de conhecimento científico.
