Estudar na Áustria

Por que estudar na Áustria?

As universidades austríacas são uma referência mundial em qualidade de ensino e excelência. É possível fazer um intercâmbio ou até o curso completo. Existe uma variedade muito grande de universidades e disciplinas, cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.


Quais são os pré-requisitos para estudar na Áustria?

1. Formação escolar ou acadêmica

Dependendo do curso que o interessado escolher, existem exigências quanto a sua formação escolar ou acadêmica obtida anteriormente. Para verificar se uma formação escolar ou acadêmica do Brasil é aceita para ingressar no curso desejado na Áustria é necessário entrar em contato com a universidade escolhida.

2. Domínio do alemão e do inglês

O conhecimento do alemão é fundamental para estudar na Áustria. Para comprovar o conhecimento do alemão é necessário apresentar um certificado de nível de proficiência. No Brasil, a única instituição que pode emitir um certificado de alemão reconhecido na Áustria é o Instituto Goethe. O nível de proficiência mínimo exigido pelas universidades pode variar.

Além do alemão, o conhecimento do inglês também é importante e dependendo do curso as universidades podem exigir um certificado de proficiência também do inglês.


O que eu preciso fazer para estudar na Áustria?

1. Escolher a disciplina e a universidade

Neste link é possível buscar todas as opções de estudos na Áustria: http://www.studienwahl.at/en

2. Candidatar-se em uma universidade na Áustria

O interessado deve se candidatar diretamente na universidade escolhida por ele. Para obter mais informações sobre as modalidades de inscrição de cada universidade é necessário entrar em contato diretamente com a instituição. Recomenda-se consultar primeiro a página web da universidade, ler as instruções e depois fazer o contato.

3. Consultar a possibilidade de bolsas de estudo

Os interessados podem aplicar para bolsas de estudos de diversas proveniências. No Brasil, existem vários programas de bolsas para estudantes que pretendem estudar no exterior. Também existe a opção de aplicar para uma bolsa da Áustria ou da União Europeia. Tais bolsas podem ser consultadas neste link: https://grants.at/en/

4. Visto

Depois de aceitos em uma universidade austríaca, os estudantes precisam aplicar para um Visto D (até 180 dias) ou para uma Permissão de Residência para Estudantes (>180 dias). Para mais informações detalhadas, consulte nossa página web ou entre em contato conosco.


Outros links importantes:

Austrian agency for international mobility and cooperation in education, science and research (OeAD)

Study in Austria