Áustria na panela

Wiener Schnitzel - Bife empanado vienense

Ingredientes:

Vj. foto acima.

Modo de preparo:

Bata os ovos com um garfo e tempere os bifes com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

Coloque metade da quantidade das farinhas (de rosca e trigo) separadas em pratos grandes. O restante será utilizado caso precise de maios para empanar os filés.

Bata os filés com um batedor de carnes ate eles ficarem fininhos. Tempere os dois lados com sal e pimenta e separe.

Para a primeira camada da empanada, passe os filés na farinha de trigo. Certifique- se que a farinha tenha coberto todo o filé. O excesso de farinha pode ser tirado com leves batidinhas na carne.

Passe então os filés nos ovos, com cuidado. Fique atento para que o ovo envolva toda a carne.

A última camada é de farinha de rosca. Empane cada filé e separe. Aqui vale a dica da “batidinha” da carne para a farinha de rosca ficar mais compactada, assim não faz tanto farelo no óleo – que acaba queimando – e deste modo os filés ficam completamente empanados.

Na frigideira, coloque mais ou menos 1,0 – 1.5 cm de óleo para esquentar. Depois de 2 minutos coloque uma pontinha de carne empanada para testar se o óleo está quente o bastante para a fritura. Se o óleo demorar a ferver, quer dizer que ele ainda está frio e os filés ficarão muito oleosos. Um por um, frite os filés até ficar dourados em ambos dos lados. Deixe os filés secando em um prato com folhas de papel toalha para absorver o óleo em excesso.

Dica da Embaixada: Servem com salada de batata na manteiga e uma fatia de limão .

Agradecemos ao Mundo Tirolês, que nos forneceu a receita!


Kaiserschmarrn

A lenda diz que, havia um confeiteiro da corte, que gostava de criar sobremesas particularmente leves para a notoriamente consciente e disciplinada Imperatriz Elisabeth, com uma nova composição de massa de omelete e torrados de ameixa.Preocupada com a forma física, ela não aprovou o doce. O imperador teria dado, então, uma chance para aquela massa açucarada acompanhada de compota de ameixas. E ele gostou tanto que sua Majestade saltou para a brecha e comeu a porção da imperatriz com as palavras "Bem, dê-me aquela besteira que nosso Leopold cozinhou novamente". Numa variante da lenda diz que, o prato, que foi criado por ocasião do casamento de Francisco José e Isabel em 1854 foi dedicado à nova imperatriz, foi inicialmente batizado pelos chefes de cozinha como "prato da imperatriz", no entanto, teria mais agradado o paladar do imperador tanto que foi renomeado por “besteira do imperador” Kaiserschmarrn.

Ingredientes para 6 porções:

400 g de farinha

60 g de açúcar

1 pitada de sal

8 ovos

600 ml de leite

80 g de manteiga

60 g uva passa

açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Para esta deliciosa Kaiserschmarrn, misture a farinha, açúcar, sal e gema com o leite em uma tigela até formar uma massa lisa e espessa.

Em outro recipiente, bata as claras de ovos, até obter o ponto de neve e depois misture com cuidado a massa.

Em uma frigideira, derreta a manteiga despeja a massa lentamente, deixe a massa dourar de ambos os lados.

Em seguida, retire a panela do fogo e rasgue a massa em pedaços irregulares com dois garfos.

Agora acrescente as passas, misture bem e coloque a panela no forno ainda quente novamente por cerca de 1 minuto.

Disponha em pratos, polvilhe com açúcar e sirva com qualquer tipo de compota ou molho de maçã.