NÓS SOMOS A SUÍÇA

A Suíça é famosa em todo o mundo por muitas de suas especialidades; o chocolate e o queijo, os relógios e o canivete por exemplo. Mas isso é somente uma parte pequena do que a Suíça tem a oferecer...

A música tradicional da suíça é o “Jodel” que não é apenas praticado pela geração mais velha, mas também está sendo continuado nas gerações mais jovens. Você está curioso de como soa? Clique no video abaixo para ouvir!

1. A população
Situada no coração da Europa, a Suíça é o lar de cerca de 8,6 milhões de pessoas, uma população menor do que a da cidade de São Paulo. A população estrangeira na Suíça é grande; aproximadamente 2,1 milhões de pessoas; principalmente dos países vizinhos Itália, Alemanha, França e do Portugal.

2. A natureza
60% da superfície total é caraterizada pelos Alpes suíços, dos quais a montanha mais alta é a “Dufourspitze” de 4.634 metros de altura, situada na fronteira com a Itália. A montanha mais famosa, porém, é uma outra – o “Matterhorn”. O pais, embora não tenha acesso ao mar, conta com mais que 1500 lagos e inúmeros rios e é por isso que a Suíça é considerada o castelo de água da Europa.

3. O transporte
O sistema de transporte público suíço é muito bem desenvolvido, com uma rede de trens, bondes e ônibus que cobre quase todas as áreas do país – até as mais afastadas. Em média, os suíços fazem 59 viagens ferroviárias por ano. Em termos do número de viagens individuais, elas só são superadas pelo Japão. O “Gotthard-Basis-Tunnel”, que atravessa os Alpes suíços, é, com uma extensão de 57 km, o mais longo túnel ferroviário do mundo.

4. O governo
O governo suíço, o Conselho Federal, é constituído por 7 membros eleitos por 4 anos pelo Parlamento. Cada membro representa um Ministério específico, sendo que cada ano um dos membros é, adicionalmente ao cargo, eleito presidente para um ano. A Suíça é uma democracia direta, sob a qual o povo suíço vota em propostas federais quatro vezes por ano. Os tópicos destes referendos são variados - tudo, desde questões de direitos humanos e regulamentos ambientais até questões salariais e de pensão estão sendo votados.

5. A comida
Com 450 tipos de queijo no país, você é mimado pela escolha - há uma variedade que se adapta a cada paladar. Assim, em média são consumidos 22 kg de queijo por ano e por pessoa na Suíça - e até 12 kg de chocolate em cima disso. Em comparação; no Brasil são em média 8 kg de queijo e 2,5 kg de chocolate per capita por ano.

6. As temperaturas
No que diz respeito às temperaturas na Suíça, elas também podem atingir valores extremos: Na temperatura mais alta jamais registrada na Suíça de 41,5 °C, as pessoas em Grono no sudeste do país estavam suando balas em 11 de agosto de 2003, enquanto os habitantes de La Brévine, no Oeste, devem ter tagarelado seus dentes no valor mais baixo já medido de -41,8 °C em 12 de janeiro de 1987.