A SUÍÇA E O BRASIL

O Brasil é o parceiro comercial mais importante da Suíça na América Latina e numerosas empresas suíças estão sediadas no país. Em 2008, os governos da Suíça e do Brasil acordaram uma parceria estratégica na qual o intercâmbio e a cooperação são conduzidos em várias áreas. A Suíça e o Brasil celebraram acordos nas áreas de ciência, assistência jurídica e justiça, intercâmbio de informações em matéria tributária, transporte aéreo e previdência social.

AS NOSSAS REPRESENTAÇÕES

As relações bilaterais e políticas entre o Brasil e a Suíça estão sendo reforçados, do lado da Suíça, pelos diplomatas suíços que atuam na Embaixada da Suíça em Brasília, e nos dois Consulados Gerais no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde estão sendo tratadas todas as questões consulares. 8 consulados honorários apoiam adicionalmente a presença suíça no local em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador com um representante cada. Veja aqui para mais informações.

AS COMUNIDADES BRASILEIRAS E SUÍÇAS

A comunidade brasileira na Suíça é grande, e estima-se em mais que 40.000 pessoas, principalmente concentrada, nas aglomerações de Zurique, Genebra, Basiléia, Berna, Lausanne e Lugano. Além disso, a culinária brasileira também já encontrou seu caminho para a Suíça! (Felizmente). Hoje em dia é possível achar um Açaí e, se tiver sorte, até uma Coxinha ou Tapioca :)

No final de 2019, existiam quase 13.900 suíços vivendo no Brasil. Assim, o Brasil é o lar da segunda maior colônia suíça da América Latina. A história da colônia suiça no Brasil começou há 200 anos atrás, em 1819, quando os primeiros dois mil emigrantes suíços atravessaram o Atlântico para tentar uma nova vida nos trópicos, e enfim, fundaram a colônia de Nova Friburgo.

Além disso, a floresta tropical na Amazônia, o Pantanal, as cachoeiras do Iguaçu e o carnaval do Rio de Janeiro, entre outros, atraem turistas suíços ao Brasil todos os anos.

AS ESCOLAS SUÍÇAS NO BRASIL

As duas oficiais Escolas Suíço-Brasileiras de São Paulo e de Curitiba são instituições de ensino bilíngue, internacionais e multiculturais e contam com mais de 750 alunos brasileiros, suíços e de outras nacionalidades cada. São oferecidos cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio e o Corpo Docente é formado por professores de várias nacionalidades, sobretudo brasileiros e suíços.

O ensino é bilíngue, em Português e Alemão, e o currículo inclui ainda Inglês, Francês e Espanhol.

ESTUDAR NA SUÍÇA

O sistema educacional suíço é conhecido por seus altos padrões, pela inovação e pela sua excelência acadêmica. Os estudantes internacionais representam cerca de 20% dos estudantes nas instituições educacionais suíças.

Existem três tipos diferentes de universidades no sistema educacional único da Suíça, entre elas universidades de ciências aplicadas, de arte e música e faculdades no âmbito da pedagogia e da educação. Informe-se agora sobre todas as universidades credenciadas na Suíça e sobre os numerosos cursos de estudo que incluem os programas de Bacharelado, Mestrado e PHD.

Muito mais informação sobre os estudos, processo de visto e bolsas está disponível no nosso Ebook sobre os estudos na Suíça!

Fique ligado no nosso live onde respondermos as principais perguntas sobre o tema!

#PARTIU ESTUDAR NA SUÍÇA