LUXEMBURGO NA PANELA

Em Luxemburgo, a diversidade cultural da população, a posição geográfica central do país na Europa e a história da culinária local se unem para criar uma tradição culinária diversificada. Da cozinha afetiva à alta cozinha, dos pratos tradicionais luxemburgueses à fusão vanguardista, no Luxemburgo você pode satisfazer seu paladar com produtos locais de alta qualidade, excelentes cervejas e vinhos que você não encontrará em nenhum outro lugar, e as mais recentes criações de chefs inovadores.

Cozinha tradicional luxemburguesa

A cozinha luxemburguesa se destaca como resultado de sua forte relação com os produtos caseiros e regionais. Muitas influências estrangeiras deixaram um rastro nas panelas dos luxemburgueses: os séculos de domínio estrangeiro (século XV a XIX), seguidos por ondas de migração para o país (a partir do século XIX) deixaram cada uma sua marca no país.

Aqui está uma lista (não exaustiva) de alguns pratos típicos, juntamente com seus nomes luxemburgueses:

  • "Bouneschlupp": sopa de feijão verde, à qual podem ser adicionadas cenouras, cebolas, alho-poró, aipo, batatas, leite ou creme e bacon defumado;
  • Kniddelen: pequenos bolinhos cozidos tradicionalmente servidos com toucinho em fatias finas
  • Gromperekichelcher: batatas fritas servidas com molho de maçã
  • Quetschentaart: torta de ameixa
  • Paschtéit: uma pequena caixa oca de massa folhada recheada com cogumelos, pedaços de frango e um molho de creme. Servido com batatas fritas e salada
  • Boxemännercher: pães pequenos em forma de homem são feitos de brioche fino e são muito populares entre crianças e adultos para o dia de São Nicolau, 6 de dezembro.

Os vinhos e a cerveja luxemburgueses também fazem parte da equação e estão experimentando um verdadeiro renascimento. As micro cervejarias fornecem uma grande variedade de cervejas e os enólogos luxemburgueses produzem vinhos e espumantes que podem competir com os melhores do mundo.

A diversidade da cozinha luxemburguesa se reflete também em restaurantes de qualidade. Os amantes de alta gastronomia, podem tratar seu paladar em nove restaurantes Michelin em Luxemburgo. Novas interpretações de receitas antigas estão ganhando popularidade tanto na esfera da culinária doméstica quanto na excelência gastronômica.