A BÉLGICA E O BRASIL

A Bélgica é um dos principais parceiros comerciais europeus do Brasil e um dos principais investidores direto no mundo por meio de uma centena de empresas belgas estabelecidas no país. Nos campos econômico, social e cultural, bem como, entre outros, nos de transporte, energia e segurança, os países estão vinculados a dezenas de acordos, convenções bilaterais e memorandos de entendimento assinados desde nosso primeiro tratado de amizade e navegação de 1834. Estas colaborações são alcançadas por meio dos nossos numerosos postos diplomáticos e consulares, escritórios de ligação e atores não governamentais subsidiados no país.

A nossa cooperação econômica, social e cultural acontece também através do compromisso da Bélgica na União Europeia, na OCDE e nas agências especializadas e nas instituições financeiras globais. Por fim, com a reforma do Estado belga iniciada em 1970, é também implementada através de políticas externas, projetos e representações das nossas comunidades (germanófona, flamenga e francesa) e regiões (Valônia, Flandres e Bruxelas-Capital) no Brasil, por exemplo, para o que é inovação, ciência & tecnologia e universidades.

AS NOSSAS REPRESENTAÇÕES

As boas relações bilaterais e políticas entre o Brasil e a Bélgica são mantidas pelas representações diplomáticas como a Embaixada do Reino da Bélgica em Brasília; os 02 Consulados Gerais no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde são tratadas todas as questões consulares; e os 12 consulados honorários, cada um com um representante, que apoiam adicionalmente a presença belga localmente em Belém, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador, Vitória e Santos. Veja aqui para mais informações.

AS COMUNIDADES BRASILEIRAS E BELGAS

Com 6.000 belgas no Brasil e, segundo as autoridades brasileiras, cerca de 50.000 brasileiros na Bélgica, nossas relações bilaterais são acompanhadas de múltiplos e intensos laços sociais, humanos e familiares que, por sua vez, garantem uma real simbiose empresarial, artística e culinária entre as duas nações. A grande maioria dos brasileiros na Bélgica vem de Goiás e Minas e nossas comunidades belgas e de origem belga estão concentradas em São Paulo e Santa Catarina, onde nossa presença cultural remonta há exatamente 175 anos em 2021.

O passado nos conta mil histórias de amizade e troca, como de dançarinos, músicos e coreógrafos do Nordeste de toda a Bélgica; da nossa família real no Rio e Belo Horizonte em 1920 depois no Xingu dos anos 60; dos soldados brasileiros participantes na libertação da Europa durante as duas guerras mundiais, etc., no entanto, as mais belas páginas desta amizade ainda estão por ser escritas!