Bem-vindo à Bélgica

O QUE VOCÊ CONHECE DA BÉLGICA? 

Wie gut kennst Du Belgien? 

 

Para fazer o Quiz escolhe o nível de dificuldade

 

Fácil
Leicht
START
Difícil
Schwer
START

 

VOCÊ SABIA...

1. ...A Bélgica é o país dos músicos de jazz e a terra natal de Adolphe Sax (1814-1894), o inventor do instrumento musical que tem o seu nome: o saxofone. A Bélgica tem ainda uma versão samba do seu hino nacional, tocada pelo trompetista Greg Houben. 

2. ...A Bélgica é o lar por excelência da revista em quadrinhos (Tintim, Os Smurfs…), ela possui a maior concentração de autores de HQ do mundo, mais do que no Japão e tem vários museus dedicados a este assunto.

3. ...Peculiaridade da Bélgica, quase toda cerveja tem seu próprio copo de degustação, perfeitamente adequado para realçar os sabores da bebida. 

4. ...A guilda dos cervejeiros de Bruges foi fundada em 1308, a de Liège em 1357 e a de Bruxelas em 1365. Existem diferentes tipos de cerveja: as de baixa fermentação, as de alta fermentação e as de fermentação espontânea, típicas da Bélgica, com um sabor ácido muito específico.

5. ...Existem cerca de 500 chocolaterias e mais de 2.000 lojas de chocolate na Bélgica. A Bélgica produz cerca de 172.000 toneladas de chocolate por ano, das quais quase 70.500 toneladas são consumidas no próprio país. O restante é destinado à exportação. Paralelamente ao crescimento da indústria do chocolate, a popularidade do grão será multiplicada por 10 graças à invenção da praline, o primeiro chocolate recheado, em 1912, por Jean Neuhaus Junior. Seu avô, que veio da Suíça, estabeleceu-se em Bruxelas em 1857 e abriu uma farmácia na prestigiosa Galerie de la Reine. Ele envolveu uma camada de chocolate em seu remédio para esconder o gosto. Em 1912, Jean Neuhaus Junior substituiu os medicamentos por crème fraîche e criou o primeiro chocolate recheado. Ele o batiza de ‘praliné'. Em 1915, a esposa de Jean Neuhaus, Louise Agostini, desenvolverá uma caixa requintada que permite arranjar com elegância e delicadeza os pralinés, como pequenas joias: é o início do uso do "boletim de voto".

 


 

O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER DA BÉLGICA?

Envie-nos sua pergunta sobre o país, o idioma, as pessoas, a culinária ou qualquer coisa que te interesse.


Siga-nos nas redes sociais da embaixada da Bélgica: